O americano médio sente que desperdiça três dias por mês consumindo conteúdo, de acordo com uma pesquisa recente.
O estudo com 2.000 americanos representativos em nível nacional descobriu que 36 dias do nosso ano são perdidos devido a deslocamentos, streaming e entretenimento.
E é ainda pior para os jovens — os americanos da Geração Z sentem que estão perdendo mais de cinco dias por mês.
O estudo abrangente sobre tendências de consumo de mídia realizado pela Talker Research também mostrou que consumir conteúdo em excesso pode resultar em sentimentos de culpa, com o respondente médio sentindo três momentos de culpa por mês.
O estudo com 2.000 americanos descobriu que 36 dias do ano são perdidos com deslocamentos e entretenimento.
Em média, os americanos consomem cerca de seis horas de conteúdo por dia, enquanto os americanos da Geração Z consomem mais de sete.
Com o Dia Mundial da Saúde Mental em 10 de outubro, os dados foram segmentados por saúde mental autorrelatada e descobriram que a saúde mental precária e o consumo de mídia estão diretamente ligados.
Aqueles com saúde mental “muito ruim” perdem quase seis dias por mês devido ao consumo de conteúdo, enquanto 19% das pessoas que se autoavaliam com saúde mental “muito ruim” acreditam que perdem 15 dias ou mais por mês.
Em comparação, aqueles com saúde mental excelente ou boa perdem menos dias (2,7).
Isso também está relacionado a sentimentos de culpa. Aqueles com saúde mental “muito ruim” sentem culpa com mais frequência, sete vezes por mês.
Quase metade dos entrevistados (42%) admite que sente que consome “muito” mídia, e 36% dizem que seu humor é “frequentemente” afetado negativamente por algo que veem nas redes sociais.
Os americanos da Geração Z eram mais propensos a sentir que consomem mídia demais, com 66% concordando com esse sentimento.
Curiosamente, aqueles com saúde mental “muito ruim” também eram mais propensos a usar o TikTok regularmente (38%) e mais propensos a relatar que estão “muito propensos” a estar no telefone enquanto assistem a algo (46%).
O Dr. Sham Singh, MD, Ph.D. em Psicologia e psiquiatra treinado pela Harbor UCLA na Winit Clinic, ofereceu insights sobre como gerenciar o tempo de tela para aliviar sentimentos de culpa.
Sugestões de Dr. Singh:
- Implementação de uma zona “livre de tecnologia”: “Criar certas áreas onde a tecnologia é proibida em sua casa pode afetar significativamente seus hábitos diários. Por exemplo, ao tornar seu quarto uma zona livre de tecnologia, você promove uma melhor higiene do sono e relaxamento, sem as distrações de notificações e telas.”
- Defina metas sem telefone: “Antes de pegar seu telefone, recomendo que você reserve um momento para definir um objetivo claro para usá-lo. Pergunte a si mesmo o que precisa realizar — seja verificar mensagens, pesquisar um tópico ou responder a um e-mail.”
- Refletir sobre seu consumo de conteúdo: “Manter um diário de suas experiências com diferentes tipos de conteúdo pode ser uma prática esclarecedora. Após consumir mídia, reserve um momento para anotar seus sentimentos e pensamentos.”
Metodologia da pesquisa: Esta pesquisa aleatória de dupla escolha com 2.000 representantes dos EUA foi realizada pela empresa de pesquisa de mercado Talker Research entre 24 de julho e 1 de agosto de 2024, cujos membros são da Market Research Society (MRS) e da European Opinion Society and Marketing Research (ESOMAR).